Transplante de qualquer tipo é muito bem preparado.
O Paciente passa por vários médicos, e vou hoje falar um pouco de como é a preparação para os transplantes Autólogo (aquele onde a própria pessoa será a doadora) e o Alogênico (aquele onde uma outra pessoa doará a medula).
Tanto no Autólogo como no Alogênico, o processo é bem parecido a principio.
Algumas coisinhas diferem, como o teste de HLA que é um exame de sangue feito para verificar a compatibilidade das pessoas que estão se candidatando a doador de medula.
HLA
Mas antes de retirar uma amostra de sangue dessas pessoas (possíveis doadores), existe todo um cuidado em saber primeiro se existe um parente próximo, como irmão ou filho que sejam compatíveis. No meu caso tive a sorte de ter 3 doadores com 50% de compatibilidade, meus 2 irmãos e meu filho.
Depois que sabem quem são as pessoas compatíveis, eles verificam o doador que é mais novo e com menos intercorrências em hospital, no caso foi meu irmão mais novo, pois meu filho já passou por uma cirurgia do coração e tem pressão alta, então escolheram meu irmão para iniciar os exames de sangue, coração, pulmão, e verificação das veias para saber se há como fazer a retirada da medula por AFÉRESE (este método, retira o sangue através de veia normal, passa por uma máquina e retorna ao doador pelo outro braço, como se fosse uma doação de plaquetas).
Mas caso as veias não sejam calibrosas (grossas) então a pessoa poderá doar se concordar em se submeter a anestesia local e retirada da medula através da bacia (geralmente, pois eles precisam de um osso largo onde esta concentrada a medula).
Mas vamos falar primeiro sobre as consultas ambulatoriais pre-transplante.
O paciente passa por uma bateria de exames e consultas coordenadas por uma equipe de TMO (Transplante de Medula Ossea):
- Exame completo de sangue (Hemograma, tipagem de sangue, HIV, Hepatite...)
- Exame de função pulmonar (teste de sopro para saber sua capacidade respiratória)
- Eco cardiograma (Coração)
- Consulta com nutricionista. (Para saber se vc tem alergia, preferencia...)
- Consulta com dentista (Não pode haver cáries ou canais para fazer, devido infecção)
- Consulta com Psicologo (Câncer principalmente é muito traumático, e o processo de transplante dificil, desta forma um profissional sempre esta por perto para auxiliar).
- Aula de transplante (Aqui eles ensinam o que pode e não pode nos 100 primeiros dias de transplante, que são os mais dificeis, falam sobre como será o transplante, as possiveis intercorrencias, o que será feito neste caso, efeitos colaterais, doença do enxerto contra o hospedeiro, como será seu quarto, quais as regras no quarto, quem pode visitar ou acompanhar, cardápios, exames...)
Então é agendado o dia para internação.
Quando se faz transplante de medula óssea, eles no primeiro ou segundo dia de internação passam um cateter, este servirá para receber a medula e as medicações necessárias durante o tratamento.
Após a passagem do cateter, ja podemos receber toda medicação por ele, inclusíve a quimioterapia para eliminar nossa medula e dar lugar a nova medula do doador.
E assim começa o processo de transplante o qual farei o relato passo a passo quando estiver fazendo.
Agradeço a todos que lêem e acompanham, conhecimento nunca é demais e se um dia conhecer alguem que tenha dúvidas, ou esteja passando por um caso parecido, compartilhe meu conhecimento, eu procurei muito na internet quando descobri o cancer, mas os relatos são tão poucos, é importante a pessoa saber para não criar uma ilusão, um mostro que não existe.
Uma curiosidade:
Depois de todo processo completo, eu terei sangue igual do meu irmão, por coincidencia ele tem o mesmo tipo que eu, mas se fosse diferente eu passaria a ter o tipo dele... Interessante não?
Logo trago mais curiosidades e o desfecho disso tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário