
http://www.ibcc.org.br/
O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) foi fundado em maio de 1968, pelo prof. dr. João Sampaio Góes e seu filho prof. dr. João Carlos Sampaio Góes Jr, médicos que desde o início apresentaram vocação para tratar os casos de câncer prioritariamente femininos, hoje ampliados para mais de 15 especialidades com foco em Oncologia.
No ano seguinte à sua fundação, o hospital desenvolveu um programa de diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero na cidade de São Caetano do Sul (SP), que recebeu os prêmios Fernando Machado Moreira e Múcio Athayde. Em três anos, este tipo de câncer foi praticamente erradicado naquele município e mais de 85% dos casos diagnosticados positivos foram curados.
Paralelamente a esse trabalho, o IBCC já mostrava a sua atenção para o câncer de mama. Em 1971, os fundadores do hospital trouxeram o primeiro mamógrafo para o Brasil. Este equipamento, de origem francesa, fazia parte da primeira série fabricada no mundo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Essas ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica. O INCA coordena vários programas nacionais para o controle do câncer e está equipado com o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina, o Centro de Pesquisa em Imagem Molecular, inaugurado em outubro de 2009. O modelo de gestão participativa e compartilhada foi implementado na instituição e está em vigor desde 2004
A Fundação do Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1991, que capta recursos e investe em prevenção, diagnóstico precoce, assistência, programas e projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical, cuidados paliativos e pesquisa. Tem como missão promover ações estratégicas para a prevenção e o controle do câncer em benefício da sociedade. Apoia o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer e presta consultoria para estados e municípios do país para melhoria de processos no tratamento de câncer (Plano de Atenção Oncológica).

Casa Hope é uma instituição 100% filantrópica fundada por Cláudia Bonfiglioli e Patrícia Thompson que oferece apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes portadores de câncer e transplantados de medula óssea, fígado e rins, juntamente com seus acompanhantes. São pessoas com baixo poder aquisitivo procedentes de todo o Brasil, que precisam de um lugar de apoio ao serem encaminhadas para tratamento em São Paulo.
Durante esse período, a instituição oferece moradia, alimentação, transporte (para hospitais, aeroportos e rodoviárias), assistência social e psicológica, medicamentos, vestuário, escolarização, terapia ocupacional, cursos de capacitação profissional, recreação dirigida, passeios culturais e festas comemorativas.
Ao proporcionar uma rotina normal às crianças e adolescentes, a Casa Hope contribui para o aumento de suas reais chances de vida, descentralizando-os da doença e oferecendo esperança, carinho, dignidade e respeito.

GRAACC conta com uma equipe qualificada e infraestrutura adequada para conduzir estudos clínicos de fase I, II e III em oncologia pediátrica, infectologia e terapia de suporte, assegurando que os padrões de assistência médica e ética, estabelecidos pelas recomendações das Boas Práticas Clínicas, sejam respeitados.
O grande trunfo do GRAACC para combater o câncer infanto-juvenil é o seu hospital, o Instituto de Oncologia Pediátrica - IOP/GRAACC/UNIFESP. O GRAACC atende crianças e adolescentes de todo o Brasil, garantindo a todos uma assistência de altíssimo nível e realizando milhares de atendimentos por mês.
Conheça a equipe que trabalha todos os dias para cuidar das crianças com o máximo de carinho e atenção, e que tornam o GRAACC uma referência em pediatria, oncopediatria, cirurgia geral, infectologia, radiologia e outras disciplinas.

http://www.nacci.org.br/site/hp/institucional.aspx
O NACCI - Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil, Tambem conhecida como Casinha Almerida Argouelo Rivarola, iniciou suas atividades em 27 de outubro de 1994, gerado da iniciativa de amigos em comum sobre a liderança e perseverança de Clayton Costa Oliveira, que sempre atuou como voluntário em instituições trabalhando em prol da cidadania e tratamento digno para as crianças portadoras de câncer. Dentro desse pensamento de solidariedade, é que o Nacci busca proporcionar a essas crianças e seus acompanhantes uma estadia digna, voltada à qualidade de vida, contribuindo para seu tratamento adequado. Disponibilizamos ainda alimentação, medicamentos (que não são doados pelos órgãos competentes), doação de cestas básicas, translado ao hospital e a sua cidade de origem, pois a maioria de nossos atendidos são do interior do estado e são famílias extremamente carentes.
Temos cadastradas desde a fundação 702 crianças e adolescentes, entre curados, óbitos e desistentes, nosso cadastro ativo hoje contabiliza 460, e são atendidos pelos Hospitais Martagão Gesteira, Hemoba e Hospital das Clinicas.
O NACCI é uma Instituição Filantrópica reconhecida como de utilidade pública, documentada na Lei Municipal, Estadual e Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário