quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Experiência de entubação - agosto/2022

Domingo Dia dos pais 14/08/2022.
Na verdade eu passei a noite de sábado para o domingo muito mal.
Dor de cabeça, tórax e peito/costas.
Uma sensação estranha de fraqueza, não conseguia andar. Estava tão mal que fui uma vez ao banheiro e voltei cambaleando. Me deitei e passava por cochilos que pareciam mais pequenos desmaios. Pela manhã pedi ajuda ao meu filho enquanto meu marido limpava o quintal. Disse a ele para ligar para o SAMU. Ele ligou e algum tempo depois alguém me ligou pedindo informações, relatei tudo que sentia e mandaram uma ambulância ali próximo das 11h da manhã. Fui de cadeira de rodas até a ambulância e consegui subir cambaleando. E deitei e fomos para o hospital Espaço Amil Saúde da Voluntários da Pátria. Lá chegando fui atendida rapidamente, direto para UTI. Minha pressão arterial estava baixíssima. Então administraram medicação, mas não melhorei. Pelo contrário a cabeça doía muito. Então tive de ser transferida para um hospital com uma UTI maior. Hospital da Luz, na Vila Mariana. Lá chegando fui para a UTI, e iniciaram os exames, detectaram a pneumonia bacteriana, sepse não era fácil detectar, e administraram um antibiótico, mas nada melhorava, usei novamente a máscara Veni por 2 x de manhã e a tarde, mas não surtiu efeito, minha oxigenação não subia, e já a ponto de parada cardíaca tive de ser entubada, hoje é dia 24/08/2022, fui entubada dia 15/08/2022, voltei dia 18/08//2022 no final do dia. Essa 3 dias foram como 2h na minha cabeça, flash de vozes, alguma claridade, e momentos que sentia falta de ar, que acredito era a hora que voltava a tomar sedativo, eu ouvia e sentia me tocarem mas não conseguia nem. Abrir os olhos nem mover em alguns momentos, em outros eu me debatia muito, muito mesmo, e fiquei amarrada para não arrancar tudo involuntariamente. Isso machucou meus braços um pouco, fiquei com alguns hematomas. Mas na hora não senti dor. Só os hematomas ficaram visíveis depois. Eu ouvi meu marido perguntar se estava tudo bem, e balancei a cabeça desesperadamente para que alguém soubesse que não estava bem. Então a enfermeira disse a ele, não se assuste, temos que controlar a sedação. Ela está com sinais dentro do esperado, estável. Isso eu não ouvi, ele me disse. E no outro dia meu filho estava na porta e quando disse oi mãe eu me debati demais,, mas desta vez minha mente acho que soube que ele estava ali, mas realmente não o ouvi. Meu filho me contou.
Eu percebi depois desta experiência que ter consciência do que e a entubação seria bem melhor, mais calmo e acho que me informaram sobre tudo no momento antes da entubação, mas como estava mal. Não consegui processar direito a informação. 
Mas posso dizer agora, que se precisar ser entubado ou tiver alguém nessa situação. Diga a essa pessoa, "calma, estão controlando a sedação, mas seus sinais são bons, essa sensação de falta de ar passará em um minuto, e só relaxar e deixar a máquina fazer o serviço''. Isso eu tenho certeza que ouvi, mas se soubesse disso tão bem eu teria me acalmado ou tentado mais. Quando ouvi, estava mal, então foi difícil entender.
Bem, o tubo foi tirado no dia 18, foram 3 dias apenas, graças a DEUS. Mas sei o quanto valiosa essa informação é e resolvi. Compartilhar com vocês pois só onde eu estava tinham várias pessoas desesperadas e eu sei porque vi. A falta de informação dos familiares o desespero do paciente. Tudo isso não é culpa do hospital, muito menos dos enfermeiros e médicos. As pessoas tem medo de falar sobre momentos assim. E quando algo acontece e chega esse momento, no calor do momento pouca coisa conseguimos ter tempo de processar na cabeça. 
Minha mãe chegou no meu quarto algum tempo depois, eu olhei para ela sentada na cama e disse, oi mãe. Ela começou a chorar e dizer aí que bom minha filha, graças a Deus, como Deus é bom. Obrigada obrigada Senhor. Glória a Deus.
E eu disse calma mãe está tudo bem. Eu pensava que estava dormindo a apenas 2h e tinham se passado 3 dias. 
Agradeço de coração primeiramente a Deus por me dar essa nova chance e a todos que oraram e pediram pela minha saúde. Muito obrigada!
Estou de alta e em casa.


P.s.:
**Cada caso é um caso, e cada pessoa reage de uma forma. De modo geral o tom de voz acalma e traz um pouco de segurança a mais.


Um comentário:

  1. Obrigada por seu relato tão detalhado! Força amiga sinta se abraçada 🥰

    ResponderExcluir

Translate

Pesquisar este blog

OFERTAS