Porque os cabelos caem?
Também conhecida como alopecia, a queda de cabelo é uma das reações que podem ocorrer com alguns tipos de quimioterapias. Esse efeito somente ocorre porque a quimioterapia afeta as células que realizam o crescimento do cabelo.
Algumas pessoas consideram essa a pior parte da quimioterapia, pois a perda de cabelo, principalmente para a mulher, acaba afetando sua própria identidade. O cabelo começa a cair depois da terceira ou quarta sessão do tratamento, ele pode se soltar aos poucos ou em grandes pedaços, podendo causar dor no escalpo.
Embora a queda assuste, não há motivo para se preocupar: em dois ou três meses depois que a quimioterapia acabar, seu cabelo haverá crescido. Esse novo cabelo poderá ter a mesma aparência da anterior ou alterar-se um pouco – quando comparado ao seu cabelo antes da queda.
Formas de lidar com a queda de seu cabelo
Consulte seu medico
Para se programar, pergunte ao seu médico se o seu tratamento poderá gerar queda de cabelo.
Cortes de cabelo
Cortar o cabelo curto ou raspá-lo é uma forma de ajudar a lidar melhor com a queda, uma vez que é possível perceber melhor a queda sem um grande impacto. Se for raspar a cabeça, prefira sempre um barbeador elétrico no lugar de uma gilete.
Perucas
Se você acredita que se sentirá melhor com uma peruca, é melhor experimentá-la enquanto você ainda possui cabelo. Esse procedimento é indicado para que você continue a possuir o mesmo tipo de coloração de cabelo, formato e comprimento. Sempre experimente uma peruca antes de comprá-la e tenha certeza que ela, com o tempo, não irá machucar o seu couro cabeludo ou tirar o seu conforto.
Veja se o seu seguro também cobre o valor de sua peruca. Caso contrário entre em contato com alguma entidade de ajuda ao câncer ou peça orientação ao seu médico, pois ambos podem oferecer uma opção para que você tenha acesso a perucas.
Cuidados na hora de lavar o cabelo




Como o seu couro cabeludo pode ficar sensível, não utilize os seguintes itens abaixo:






Após a perda de cabelo:
Proteja sempre seu couro cabeludo, pois ele pode se machucar facilmente durante e depois da queda. Evitar muito contato com o sol, lugares com muito calor ou muito frio, é essencial para este momento. Sempre aplique filtro solar e use chapeis para proteger o seu couro cabeludo.
Procure um travesseiro de cetim ao invés de um travesseiro de algodão, pois este material pode irritar o seu couro cabeludo. O cetim cria menos fricção com o corpo, portanto, ele é mais confortável.
Tente manter a sua cabeça sempre quente com um chapéu, um gorro, um lenço ou outras peças de roupa.
Converse:
É muito importante falar sobre seus sentimentos nesse momento delicado, pois muitas pessoas que passam pela quimioterapia podem se sentir com raiva, depressão e com vergonha em relação à perda de cabelo. Procurar um grupo de ajuda um amigo próximo ou alguém que passou pela mesma experiência, é extremamente benéfico para ajudar a lidar com a situação.
E lembre-se, você não está sozinho neste caminho.
Muitas pessoas passaram ou estão passando pelo mesmo.
Procure se informar, ler ajuda muito, conhecer histórias e como as pessoas lidaram com a doença.
Faça sua parte, pois este tempo vai passar e a vida vai continuar.

Muitas pessoas passaram ou estão passando pelo mesmo.
Procure se informar, ler ajuda muito, conhecer histórias e como as pessoas lidaram com a doença.
Faça sua parte, pois este tempo vai passar e a vida vai continuar.
https://www.hcancerbarretos.com.br/home-paciente/76-paciente/opcoes-de-tratamento/quimioterapia/quimioterapia-e-os-efeitos-colaterais/124-efeitos-colaterais-perda-de-cabelo